08 dezembro 2012

O inverno em Nova York - o que fazer e como se preparar?



Esta dica estará divida em cinco partes:
1 – Escolhendo a melhor época do ano para você;
2 – Inverno em Nova York;
3 – Primavera em Nova York;
4 – Verão em Nova York;
5 – Outono em Nova York


Neve no Central Park
 (Central Park coberto de neve, o bonito do inverno)

Inverno em Nova York

O ano começa no auge do inverno americano, sendo janeiro um dos meses mais frios.
O inverno se inicia no dia 21 de dezembro e se estende até 21 de março.

Muita gente sonha em passar o inverno em Nova York, ver a neve, curtir a virada do Ano na Times Square e a Quinta Avenida toda decorada. Realmente, a cidade fica muito bonita nesta época do ano, porém, falta coragem para sair de casa (ou do hotel). É frio, muito frio!

Mas já diria o esquimó:
— Não está frio, você é que está mal agasalhado.

Como se proteger do frio, então?


Neve em Nova York
(Dia seguinte à neve, o feio do inverno)

O segredo são as camadas. No Brasil, por mais que em certas regiões haja um friozinho no inverno (eu que o diga, já que vivi boa parte da vida em Curitiba, a capital mais fria do país), não sentimos nada que se assemelhe aos menos 15 graus, com sensação térmica de menos 23 graus, que há em Nova York. Se você não estiver com as roupas apropriadas, isto pode significar hipotermia.

A dica que os especialistas dão é de vestir várias camadas de roupa.
- na parte de baixo, meias grossas, uma ceroula (até duas, se você for muito friorento) e a calça, que pode ser jeans mesmo ou uma impermeável, como as de esqui;
- na parte de cima, uma blusa térmica, um moletom ou blusa de lã, e um casaco bem reforçado, de preferência com capuz, e cachecol;
- na cabeça, gorro e proteção para orelhas, vaselina ou manteiga de cacau nos lábios (que podem ser adquiridas bem baratinho nas lojas do Jack’s World ou na Bed, Bath & Beyond);
- luvas impermeáveis se você for brincar na neve, e vaselina nas mãos, se você precisar tirar as luvas enquanto estiver fora;
- nos pés, bota de neve, ou qualquer calçado com lã por dentro, com sola grossa; geralmente tênis não protege completamente do frio, além de ficar molhado com a neve.
Pode parecer exagero, mas eu sou da seguinte idéia: “É melhor passar calor do que frio”.


Neve em Nova York

— Como é que faço, vou ter que abarrotar minha mala com roupas de inverno? — você se pergunta.
Não exatamente. Este tipo de vestuário costuma ser caríssimo no Brasil, lembro-me que paguei uma nota num casaquinho vagabundo no último inverno que passei em Curitiba. Por isto, traga roupa suficiente para que você não congele na rua, corra para a Century 21 e compre roupas de inverno aqui, elas são bem mais baratas e melhores do que as que você compraria no Brasil.

Na Conway (rua 34, entre Sexta e Sétima Avenidas), é possível comprar as ceroulas e camisas térmicas (que são uma espécie de pijamas para se usar por baixo das roupas), lá é o lugar mais barato que encontrei, com o par por volta de 6 dólares.

O que há para se fazer no inverno


decoração de natal em Nova York

Por um lado, a cidade fica linda, ainda mais quando neva (porém, depois da neve, a cidade fica nojenta), toda iluminada para o Natal. No entanto, parece que os nova-iorquinos hibernam nesta época do ano.

Anoitece cedo, lá pelas 4 horas da tarde (no solstício de inverno, por volta das 3 e meia), é frio o dia inteiro, mesmo quando tem sol. Não se engane, pode estar um céu azul, mas o vento e o frio são de lascar.

Paradas obrigatórias no inverno:


árvore de natal do Rockefeller Center
(Árvore de Natal no Rockfeller Center)

- Quinta Avenida: a rua fica toda decorada, as vitrines com enfeites natalinos. Na rua 50, há o complexo do Rockefeller Center, onde fica a árvore de Natal mais famosa da cidade e uma bela pista de gelo. À noite, multidões lotam a área para tirarem foto.

- Passear pela Macy’s. Esta loja de departamentos tem a decoração natalina mais badalada, com vitrines animadas e no interior é tudo maravilhoso, menos o preço dos produtos.


show de luzes na Grand Central Nova York
(Show de luzes na Grand Central)

- Neste ano, não haverá o tradicional show de luzes da Grand Central, no entanto, haverá a feirinha de Natal no saguão da estação, com artesanato e produtos típicos da época;

- Visitar o Central Park após um dia de neve. Prepare-se para tirar belas fotos, dos lagos congelados, das clareiras branquinhas, das árvores salpicadas de neve.


neve no Central Park
(Central Park com neve, maravilhoso)

Nesta época, boa parte dos passeios são em locais fechados, só quem é obrigado a trabalhar fora se arrisca a aguentar o frio por muito tempo.

Por fim, sobre a virada de ano na Times Square: este é um baita programa de índio, tem de se chegar cedo, esperar um tempão e, logo após a contagem da virada, não sobra mais ninguém pra contar história.
Para nós, brasileiros, acostumados com um carnaval que começa uma semana antes do tempo previsto, e acaba três dias depois, deve ser mesmo frustrante uma festa que acabe no horário. Ainda mais quando não se pode encher a cara na rua (isto mesmo, em Nova York, é proibido ingerir bebidas alcoólicas na rua!).
No entanto, se este é um dos seus sonhos e você não vai morrer feliz se não passar a virada do ano na Times Square, coragem e vá em frente!

(Ir para a Parte 3)

Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

49 comentários:

  1. qual e a temperatur aem fevereiro em new york?? abraço..

    ResponderExcluir
  2. O inverno no ano de 2007 foi incomum, com pouca neve e temperaturas mais altas (será que conseqüência do Aquecimento Global?), então, ficou numa média entre zero e 10 graus negativos. Nos dias mais frios, chegou a 23 graus negativos, ou seja, é frio!

    ResponderExcluir
  3. Henry,

    Em primeiro lugar parabens pelo seu blog, algo de estrema qualidade e valia para as pessoas que estão indo ou sonham em ir um dia NYC/
    Minha duvida é a seguinte,trabalho na IBM e por isso vou muito aos EUA, mas nunca fui a NYC estou indo com minha futura esposa no comeco de marco, di 05 pra ser mais preciso, gostaria de saber se podemos comparar o inverno de NYC ao de Denver,CO?
    Como costuma ser o inicio de marco em NYC ainda muito frio?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rodrigo.

    Bem, eu não posso fazer tal comparação, pois nunca estive no Colorado, mas Nova York não é a cidade mais fria dos EUA, mas também não é a mais quente no inverno. O importante só é vir preparado.

    Em março ainda está frio e costuma nevar, porém, neste mês, o pior já passou. Há alguns dias ensolarados e não se usa mais tanto os casacos pesados, mas tudo pode acontecer.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Henry!

    Parabéns pelo Blog! Tenho acompanhado há alguns meses e ele tem sito muito útil para a viagem que pretendo fazer em março. Aproveito para te fazer uma pergunta um pouco parecida com a última: como é a temperatura durante o mês de março? Pretendo passar 3 semanas, chegando no início e estou morrendo de medo de passar mal com o frio!
    Obrigada!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. O que ha pra fazer de bom em NYC no reveillon?

    parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Henry,
    Estamos indo, eu, meu marido, filho e filha adolescentes, dia 03 de fevereiro passarmos 15 dias em NYC, como está na época de frio, gostaria de saber o que os homens utilizam para aquecer a cabeça, já que o meu marido vai a trabalho.
    O seu blog é demais....

    ResponderExcluir
  8. Henry,
    Nossa valeu pelas dicas, para o inverno, uma das minhas maiores preocupações, pois moro em curitiba e ja acho frio sofro aqui e sempre fico adiando minha visita a minha prima, mas agora sei o que fazer rs.
    Valeu mesmo tem ajudado muita gente, obrigada pela sua disposição.
    Luana

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo Blog. Vamos para NY em Agosto. Qual a temperatura desta epoca do ano/

    ResponderExcluir
  10. oi gostei muito de seu blog!! to indo no meio de fevereiro, depois do carnaval p NY, essa época ainda ta muito frio??vc tem msn p gente conversar legal?!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, muito legal seu blog. Parabéns por todas as dicas! Estarei em NY no início de dezembro 8 a 15, vc. poderia me dar dicas sobre a temperatura?
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo site!!! O melhor e mais didático que já encontrei na net sobre brazucas em NY. Estou indo pela primeira vez, e de quebra, para passar o Reveillon aí, e o site tem me ajudado muito. Uma pergunta: no dia 1 de janeiro existem promoções nas lojas como no thanksgiving? quais as melhores datas pra comprar??? fico em NY até o dia 06/01. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. vou para nova york com meus filhos em fevereiro de 2010 todos os meus amigos tem falado que é loucura eu não sabia que era tão frio, nem que as roupas eram tão caras. `Vai ser um programa de índio.

    parabéns pelo site.

    Katia

    ResponderExcluir
  14. VIAJEI EM JANEIRO DE 2009 PARA NYC E AINDA NÃO CONHECIA ESTE MARAVILHOSO SITE..... VIAJO AGORA NO FINAL DO ANO PARA NYC, PARA PASSAR O NATL E REVEILLON... AS DICAS DE COMPRA SÃO MARAVILHOSAS, DE FATO O GARDEN NEW JERSEY É ÓTIMO, PEGAMOS UMA MEGA LIQUIDAÇÃO DE INVERNO... FOI 10.... DE FATO É MUITO FRIO NO MÊS DE JANEIRO.... PEGAMOS MUITA NEVE..... ESTOU ADORANDO MUITO LER TODO O SITE, TEM DICAS INCRÍVEIS, QUE ATÉ MESMO QUEM JÁ MOROU EM NYC NÃO CONHECIA....

    ResponderExcluir
  15. nossa esse site é maravilhoso! parabens pela iniciativa!
    eu vou a NY dia 10 de fevereiro de 2010, fico 1 semana, queria saber qual a media de temperatura nessa epoca do ano.
    Se for realmente frio como dez/jan, to pensando seriamente em desistir e ir em março/abril.
    Grata.

    ResponderExcluir
  16. Oi Henry,

    estou indo pela primeira vez a Nova York e gostaria de saber qual a média de temperatura no m~es de fevereiro. Eu e meu marido vamos no dia 09 e voltamos no dia 19. Sei que é bem frio, mas gostaria de saber quanto.

    Obrigada!
    Roberta

    ResponderExcluir
  17. Oi Henry,

    vc se esqueceu de comentar o que há pra fazer no inverno de NY pós Natal, vale mesmo a pena ir em fevereiro?? Vai ser minha primeira visita, só tenho 7 dias!

    Por exemplo: rola caminhar na ponte do Brooklin no clima de fev.??

    Abraços,

    Micheline

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber qual a possibilidade de estar nevando em fevereiro desse ano em NY e se possivel receber também umas dicas bem boas pois estarei lá entre os dias 15 e 24 e seráminha primeira vez...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Olá, o site é realmente maravilhoso e as informações são precisas, ótimo! Vou estar em NY de 23/12 á 30/12, e gostaria de saber se há chance de nevar neste período já que o inverno começa no dia 21 do mesmo mês!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Eu ficar em ny de 26/02 à 03/03, vai estar muito frio nessa época?

    ResponderExcluir
  21. Ola a todos. Estou indo de 08/12 a 14/12/2011. Meu receio é nao poder nem sair do hotel por causa da camada de neve. Agradeço a ajuda !!

    ResponderExcluir
  22. estou indo pra NY no inicio de dezembro e queria saber se faz frio essa época antes do inverno começar de verdade

    ResponderExcluir
  23. Ola, estou indo pela primeira vez a NY. Irei dia 16/02/12. Gostaria de saber como eh a temperatura nessa epoca do ano. Preciso mesmo comprar tantas roupas de frio?
    Me respondam por favor.

    ResponderExcluir
  24. Estou indo para NY no dia 18/02/2012. Precisarei, como a Cecília, perguntou comprar muitas roupas de frio?!

    ResponderExcluir
  25. Nova York com neve é tudo de bom. Considero um dos locais mais lindos do mundo em dezembro. A decoração de natal e o clima da cidade trazem uma atmosfera única.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Pretendo ir a NY no final de Janeiro, começo de Fevereiro.
    Sabe me dizer se nessa época ainda neva? Pois tenho poucos dias de folga e tenho medo do aeroporto fechar e eu não conseguir voltar.

    ResponderExcluir
  27. estou indo em ny no dia 18/2/13 e passarei uma semana. alguem poderia me dar informações de temperatura? e mt frio mesmo? e das roupas para se usar ? abraços

    ResponderExcluir
  28. Ola Henry
    Vou comprar seu guia,mas gostaria de saber se ele esta atualizado, pois vi muitos comentarios de 2008. Vamos em abril13 e gostaria de saber sobre bares ee restaurantes bons e baratos e tambem sobre a temperatura em abril. Voce conhece o hotel Nyma? Obg

    ResponderExcluir
  29. Oi, Evelin.

    Tanto o guia quanto algumas das principais dicas aqui do blog são atualizadas periodicamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Olá Henry, fui pra NY ano passado e seu guia foi fundamental , muito obrigada
    Estamos querendo voltar em janeiro de 2013 pra poder pegar neve e ainda a decoração de Natal, será muita loucura pelo frio?
    Até qdo eu consigo ver neve? Fevereiro seria a melhor época?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Olá Henry,
    Bah, show de bola o site, possui várias informações bastante uteis. Adorei.
    Até queria lhe fazer uma pergunta referente as compras. Vou estar em NYC até dia 17 a 27 de dezembro, após o natal já começa as promoções eu só depois em janeiro?
    Abraço!!!
    Dhonat Soares

    ResponderExcluir
  32. Olá Henry
    como tem sido o mês de fevereiro? Mais frio que janeiro? Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Olá gostaria de saber como será o tempo em 30/11 a 07/12. Gostaria de ir a Hamptons, de conhecer as praias e de fazer compras. Por acaso é muito frio?

    ResponderExcluir
  34. adorei o site! Viagens para mão de vaca kkkkkkkkkkkk lisos

    ResponderExcluir
  35. primavera e verão as melhores estações em qualquer lugar do mundo

    ResponderExcluir
  36. Caros companheiros do maos de vaca.. fiz uma reserva no bairro do Quuens, próximo a uma estação de metro... é perigoso este bairro??? dar pra andar em grupo, 3 pessoas, sem sair assombrado de casa??? rsrsrs

    ResponderExcluir
  37. Fui no final de Fevereiro para NY este ano... posso dizer que estava frio 4º..5º Graus, mais nada insuportável quando se usa uma luva + touca e um bom casacoe uma bota de Lã comprada lá !! No ultimo dia de viagem nevou... Foi perfeito!!

    ResponderExcluir
  38. Olá, td bem? Vou para NY em janeiro e vou ficar 34 dias por lá. Eu aluguei um quarto em um apto na Lexington ave, East Harlem. Já ouvi que não é um bom lugar e fiquei com medo. rs.... Que horas escurece no inverno? Pois como vou estar sozinha, acho melhor voltar antes de escurecer. O que vc me recomenda?? obrigado

    ResponderExcluir
  39. irei em janeiro, alguém pode me indicar onde comprar bota de lã por la?

    ResponderExcluir
  40. Ola vou agora para NY entre 22 e 30 de novembro, gostaria de ir a uma esção de ski, quem sabe dizer se ja esta aberta as estações proximas de NY no finla de novembro? ja tem neve nestas estações neste periodo? ou vou perder meu tempo indo visista-las? Abçs

    ResponderExcluir
  41. Vou estar em NY de 05/12/14 até 11/12/14, será que existe a possibilidade de nevar nestes dias? Confesso que estou com um pouco de medo do frio que provavelmente estará fazendo lá nessa época do ano e eu não ter coragem nem de sair do hotel rsrs

    ResponderExcluir
  42. Outras vantagens de ir no inverno é aproveitar que a cidade esta menos tumultuada, as promoções de hotéis e musicais, a temperatura maravilhosa (amo o frio <3) e o Restaurant Week (de janeiro à fevereiro)!

    Tudo isso bem preparado, hein mamutes?!
    Abraços quentinhos!

    ResponderExcluir
  43. No começo de dezembro já tem neve?

    ResponderExcluir
  44. Olá tudo bem ? Estamos indo em 01/02/2015 consegue me dizer a previsão p está data estará no auge ou no final do inverno em 2014 como foi nesta época ? Pois fui em dez de 2013 e peguei -10 mas não nevou vc acha q em fev estará muitooo frio ��

    ResponderExcluir
  45. :) Amo as dicas aqui do Blog e adoro seu senso de humor sincero kkkk :) Espero que você sempre tenha dicas ótimas. TOrço para que faça uma viagem a Terra Santa e nos ensine a como economizar em Israel. Vocês se tornaram meus "gurus"para viagens :) Um abraço ao casal tão simpático!

    ResponderExcluir
  46. VANTAGENS DO INVERNO (Janeiro e Fevereiro): Hotéis com excelentes descontos (as vezes pela metade do preço), a cidade fica linda com a neve (Central Park principalmente), excelentes descontos nas lojas e outlets (aliás são descontos bem acima da média dos outros meses, mesmo comparando-se com a Black Friday). Atrações turísticas estão mais vazias (a "turistaiada" evita NYC nesses meses). Restaurantes mais tranquilos de frequentar (atendimento melhor). DESVANTAGENS: Ter que levar roupas de inverno (que ocupam lugar na mala) e ter de vestir e tirar roupas de frio ao entrar e sair dos lugares (por causa do aquecimento) passeios de barco aberto não funcionam. Estive em NYC em JAN/2017, e já havia ido outras duas vezes no verão e outono. Gostei muito...aliás, o frio não é tão rigoroso como outros lugares dos Estados Unidos... e parece muito com a temperatura de Novembro em NYC (entre +5 e -5...mas chegou a fazer +19 graus num dia). No final achei que compensa ir. O medo dos brazukas é um tanto injustificado...não é tão frio como eu pensava. Dá pra fazer praticamente tudo.

    ResponderExcluir
  47. Como faço para andar de carro na neve ? Dizem q é muito perigoso quem não tem prática , isso é verdade ?

    ResponderExcluir