17 de julho de 2007

Biblioteca Pública - Parte 2 (atração turística)

(Salão de leitura da Biblioteca, por: Henry ALfred)

Esta dica está dividida em duas partes:
1 - A Biblioteca Pública de Nova York;
2- Recursos da Biblioteca/Bryant Park.


2 - Recursos da Biblioteca
O salão de leitura principal é terceiro andar. Além de se poder consultar as obras neste salão, também se pode acessar Internet. Porém, é preciso estar cadastrado, apresentando um documento com foto (pode ser o passaporte, ou fotocópia) e um comprovante de residência de Nova York.
No entanto, você pode passar a conversa nos atendentes, dizer que se esqueceu do comprovante de residência, fazer uma carteirinha provisória, com duração de três dias, e utilizar a Internet de graça na Biblioteca.
O único problema é que, geralmente, há um tempo de espera grande para se usar os computadores, algo em torno de 40 minutos.
Neste tempo, você pode dar uma volta pelas galerias e salões da Biblioteca, brincar um pouco no catálogo digital, consultar obras raras digitalizadas, etc.
Nas dependências da Bibliotecatambém banheiros, para que não estiver se agüentando.
Bryant Park
Por fim, depois de ter conhecido a Biblioteca, você tem de dar uma passada no Bryant Park, imediatamente atrás do prédio da Public Library.
(O pessoal se refestelando na grama, por: Henry Alfred)
Este é um parque agradável, no verão é aberto ao público para se esticar na grama e, nas segundas-feiras de julho, para projeção de filmes ao ar livre (e de graça).
Se você estiver aqui nesta época e quiser participar destes eventos, um conselho: chegue cedo, umas duas horas antes do filme começar (sempre ao pôr do sol), e se acomode bem, protegendo seu território com unhas e dentes, pois o pessoal é espaçoso.
As projeções são concorridíssimas e sempre tem gente que acaba de , ou vai para casa chupando dedo.
(Altos tombos na pista de gelo, por: Denise)
No inverno, uma pista de gelo é montada no Bryant Park e, se você tiver os patins, pode patinar de graça; se você não os tiver, também é possível alugá-los no local.
A Biblioteca Pública é mais uma das construções luxuosas e requintadas da época áurea dos Estados Unidos, um elogio à cultura, um monumento em homenagem ao saber.
Nos meses de verão, a Biblioteca não abre aos domingos.
New York Public Library
Quinta Avenida com a Rua 42
(Voltar para a Parte 1)




Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.


5 comentários via BLOGGER
comente também
  1. Parabéns pela sua página. Apesar de muitos já terem dito isso, nunca é demais relembrar. Daria um excelente manual de Nova York!
    Bom, se você puder, gostaria de uma ajuda. Estou indo p/ ny daqui duas semanas, e como a maioria do pessoal faminto por outlet, pretendo ir ao Woodbury. Qual a melhor maneira para se chegar lá? Existe a opção de trem, que sai mais ou menos uns 16 dólares por pessoa, mas dizem que não é muito seguro e confortável voltar de trem com mtas compras. Há também o ônubus, que custa 39 dólares. Gostaria de saber a sua opinião, pois a sua experiência sobre ny é infalível.
    Obrigado

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fernando.

    Ainda não fui até Woodbury, apesar de ter ouvido muito bem de lá (mas a ida já está programada!)

    Quanto ao trem que vai para NJ, não creio que haja problemas quanto a segurança, mas já sobre bagagem, dependendo de quanto você for trazer, fica realmente um pouco complicado.

    Eu, quando for, vou de trem, mas também não vou comprar tanta coisa que não seja possível trazer no colo...

    ResponderExcluir
  3. Só discordo de um ponto, você pode ler periódicos lá sim, sem a necessidade de cadastro. Bem, foi o que eu fiz pelo menos duas vezes para ler um periódico que nao estava disponivel nos periodicos da capes...

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo, parabéns pelo seu blog. Realmente muito instrutivo e interessante.

    Só como contribuição (e curiosidade), gostaria de lembrar que a Avenida das Américas, onde fica o Bryant Park, antes de 1945 era chamada Sexta Avenida. Foi o então prefeito de NY, Fiorello LaGuardia (sim, o do aeroporto)que deu este nome para homenagear os líderes americanos que se destacaram com seus ideais de liberdade e independência. Entre as estátuas que estão no parque, podemos encontrar a "Andrada", que é não menos que o brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

    A maioria do brasileiros q vivem em NY sequer sabem disso... os turistas muito menos...

    Abraços,
    Angélica

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!

    Sou a Cândida e fiquei entusiasmada com este Blogger. Estou a fazer uma tese de Mestrado sobre Bibliotecas, e uma parte desse trabalho é a análise do site da Biblioteca Pública de Nova York.Considero o blogger muito interessante, poderemos trocar impressões?

    Beijinhos

    Cândida

    ResponderExcluir



guias NY .PDF