31 março 2007

Onde encontro um cybercafé? (utilidade pública)


Está bem, você chegou a Nova York.
Já sabe como andar de metrô e onde tomar café-da-manhã, mas, e se você decidir checar sua caixa de e-mail ou tentar acessar o blog "Nova York para mãos-de-vaca" para saber se há alguma nova dica?

A experiência de procurar um cybercafé, tal qual no Brasil, que você paga e acessa a internet, pode ser frustrante. São raríssimos em Nova York.

Por quê?

Simplesmente porque todo mundo possui computador por aqui. Não existem cybercafés porque as pessoas não possuem necessidade de irem a algum lugar para acessar a net. Uma visita ao Starbucks será uma constatação deste fato; lá, boa parte dos consumidores, enquanto bebericam um cafezinho, estão usando seus notebooks para navegar na net. Já, para acessar e-mail, os nova-iorquinos usam os celulares mesmo, que dispensam, às vezes, o uso do computador.

"Mas eu não tenho notebook nem celular da hora!", você pode me dizer, "Como faço, então? "

Se você veio comprar um notebook (e, com certeza, encontrará ótimos modelos por preço acessível), boa parte do seu problema está resolvido. Nova York é repleta de hotspots, em cafés (como o Starbucks), em lanchonetes (McDonald's), em restaurantes e, até mesmo, em algumas praças, como no Bowling Green ou no Madison Park. A maioria deles é gratuito; no Starbucks, por exemplo, acho que nem precisa consumir (falaremos mais sobre esta rede posteriormente). Se não houver nenhum hotspot perto de você, há também a possibilidade de "emprestar" a conexão de algum desavisado que não tenha protegido sua rede wireless. Não é o mais ético a ser feito, mas, na hora do aperto, tudo vale.
Porém, se você não veio para comprar um computador e, ainda assim, quer acessar a internet, não se desespere. Há algumas lojas que permitem que você use os computadores de graça.
Lojas como o showroom da Samsung no Columbus Circle e algumas Best Buy são exemplos. A primeira, aliás, é uma loja futurística, com os lançamentos tecnológicos mais inacreditáveis, vale a pena a visita. Fica no shopping da Time Warner.

Mas a loja que realmente sabe cativar o cliente e criar aquele gostinho de "quero-mais" é a da Apple. Esta loja é maravilhosa, na Quinta Avenida com a rua 59.

(Entrada da loja da Apple, por: Henry Alfred)

A entrada é toda de vidro e uma escada conduz ao subsolo, onde vários produtos da Apple - IPods, Macs, Ipads, DVDs portáteis - estão disponíveis para serem testados, usados e abusados. É preciso ser ligeiro para conseguir um computador vago, a loja é sempre cheia e há turistas do mundo inteiro querendo ler seus e-mails. Quando for usar o micro, assegure-se que esteja no modo que não salva senha e login, pois imagino que você não queira que alguém acesse suas informações depois que você for embora.
A primeira impressão quando se entra na loja da Apple e se utiliza os Macs é:

"Eu quero um!"
(showroom na Apple, por: Henry Alfred)

E aqui, este sonho não é tão impossível assim. Enquanto no Brasil, um Mac não sai por menos de 4 mil reais (chutando baixo), aqui pode-se comprar um laptop da Apple por mil e poucos dólares. E só mexendo para notar a diferença.

Enfim, em Nova York, quase não há cybercafés, mas também não é necessário pagar para navegar na net.

Para saber mais sobre a loja da Apple da Quinta Avenida:

http://www.apple.com/retail/fifthavenue/week/20070325.html

e também não deixe de conferir a nova loja dentro da Grand Central, muito mais bem localizada e numa das atrações turísticas mais belas de Nova York.


Pós-escrito de 17 de fevereiro de 2008
Aparentemente, a conexão do Starbuks não é mais gratuita. Quem for tentar acessar internet nesta cafeteria, será redirecionado para um página onde poderá comprar tempo de acesso à internet com cartão de crédito.

Dica atualizada em 07/05/2010


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

31 comentários:

  1. Tem um information center no Times Square onde vc pode acessar a Internet gratuitamente. Fica ao lado do Museu Madame Tussaeu.

    ResponderExcluir
  2. Outro lugar onde da para acessar "for free" e na Sansung store do Time Warner mall, na Columbus Circle.

    ResponderExcluir
  3. Existe o serviço do Easy internet Café. FIca na Time square na rua 42 se não estou enganado. Na última vez que usei custava 1 dólar pra 1 hora de conexão. Vc ganha um cartão com uma senha e pode gastar seus créditos aos poucos. Não precisa ficar 1 hora direto.
    O endereço é:
    http://www.easyeverything.com/

    Georges.

    ResponderExcluir
  4. oi ,alguem sabe se há algum lugar perto de tennis: tipo quadra de tenis esas coisas????]
    Agustin braço

    ResponderExcluir
  5. Oi Henry,
    gostei muito do seu blog;Você poderia indicar lugares para comer até 30 dolares e também gostaria de saber qual o melhor lugar para comprar notebook se é Miami ou Nova york ?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Stiles Farmers Market

      A primeira dica na verdade não é um restaurante e sim um mercadinho. Eu não espero que você vá almoçar ou jantar lá, mas você pode comprar frutas e legumes de excelente qualidade e por um preço bem atrativo.

      Se você tiver hospedado em um hotel com geladeira essa pode ser uma ótima opção assim como também pode ser interessante levar algumas frutas em suas caminhadas explorando a cidade.

      Viajando com criança? Então você não pode deixar de ir nesse lugar.

      São suas opções. O primeiro fica na 9th Ave, entre a rua 41 e a 42. O segundo fica na rua 52, entre a 8th Ave e a 9th Ave. Ver no mapa

      2. Café Today

      Essa é uma boa dica caso você queira comer um delicioso sanduiche, servido de uma forma diferente. Esqueça os fastfoods, no Café Today você tem várias opções de sanduiches pagando pouquinho.

      O local também oferece um buffet no horário de almoço e também no café da manhã, sem falar na conexão wi-fi de graça.

      O Café Today fica na Lexington Ave, entre a rua 51 e 52. Ver no mapa

      3. Sun Yip

      Você quer comida chinesa nos Estados Unidos, então esse é o lugar. Lá você escolhe o que quer comer direto no buffet e paga por peso, saindo muito mais barato do que os outros locais com comida chinesa.

      Lá você vai certamente encontrar seu prato típico chinês preferido. O local é grande, com mais de 20 mesas, mas nos horários de maior procura, você pode ter alguma dificuldade para conseguir uma mesa.



      Fica localizado na rua 45, entre a 5th Ave e a 6th Ave. Ver no mapa

      4. Green Symphony

      Essa dica é especial para os vegetarianos, que sempre encontram muita dificuldade de se alimentar bem em suas viagens. Claro que você, carnívoro, também pode comer uma saladinha de vez em quando.

      No green Symphony você pode comer uma verdadeira refeição super saudável, ou comprar um sanduiche vegetariano delicioso, comendo no local ou levando para viagem.

      Para ter uma ideia, você pode comer uma bela salada com curry e frango por pouco mais de 8 dólares. É preço de fastfood.

      Fica a uma quadra da Times Square, na rua 43, entre a 7th Ave e a 8th Ave. Veja no mapa

      5. El Rincon del Sabor

      Com menos de 10 dólares você poderá comer uma deliciosa refeição completa, com arroz e feijão, uma saladinha ou legumes e uma carne a sua escolha.

      O menu oferece várias opções de carne, bife, frango, porco ou peixe e alguns pratos trazem até uma batata frita.

      El Rincon del Sabor fecha no final da tarde, mas poderá ser uma excelente opção para seu almoço, ainda mais se você estiver viajando com crianças.

      O restaurante fica na rua 47, quase esquina com a 6th Ave, no número 74 no 4º andar. Veja no mapa

      6. Tulcingo del Valle

      Se você gosta de comida mexicana esse será seu local preferido em NYC. O prato mais caro, com camarões, custa 12 dólares, mas o preço médio das comidas oferecidas no Tulcingo del Valle é de 7 dólares.

      Você poderá escolher algumas opções criativas e deliciosas de nachos, tacos e até sanduiches.

      O restaurante fica na 10th Ave, entre as ruas 47 e 46. Veja no mapa

      7. Tri Tip Grill

      Para quem está disposto a encarar um bom sanduíche com batata frita, uma excelente opção é comer no Tri Tip Grill.

      Uma das opções mais suculentas é o Big Buck. Imagina várias fatias daquela carne de churrasco, ao ponto, dentro do seu sanduíche, com algum acompanhamento a sua escolha. Serão os 8 dólares mais bem gastos da sua viagem.

      O restaurante também tem algumas opções com frango, saladas e sopas, para agradar à todos os gostos.

      Fica no Rockefeller Plaza, número 30. Veja no mapa

      Essa lista de locais para comer em Nova York foi preparada pensando no preço, qualidade da comida e localização. Claro que alguns desses estabelecimentos são simples, com um atendimento básico, ideal para quem quer gastar pouco e comer bem, sem se preocupar com luxo e requinte.

      Excluir
  6. adorei o blog ,estou passando 5 semanas em ny e ele esta sendo muito util , porem gostaria de fazer uma adição ,a internetno starbucks é da at&t e é paga....infelizmente, mas no burguer king(pelo menos no que eu fui do lado do site das torres gemeas), tem cpu´s com internet a partir de 1 dolar 5 minutos , pra quem nao pretende comprar um laptop é uma boa....

    ResponderExcluir
  7. É verdade, o do Starbucks costumava ser gratuito, mas faz algum tempo já que implantaram o esquema pago.

    Mas existem vários restaurantes que, na entrada, já avisam: "free wireless conection", imagino que isto ajude a atrair consumidores.

    ResponderExcluir
  8. Oi Harry...
    O seu site foi extremamente útil, estou em NY e acesso o quase todos os dias, ele possui dicas fantásticas!!!!!!!
    Sempre o recomendarei.
    Parabéns!!!!!!!!!!
    Continue sempre com estas dicas...
    Felicidades
    Leo e Mel

    ResponderExcluir
  9. estou indo para ny, e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
    se eu comprar um notebook de uns 1000 dólares, quanto eu tenho que pagar de imposto para trazer para o brasil? como funciona a cobrança?

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre uso a anywwwhere internet, eles tem varios pontos pela cidade. No Burger Kings,nas lojas do Subway, ou entao em alguns Mcdonalds... voce ve a placa de "INTERNET" la fora, principalmente perto da Times Square. Eles ja tem os computadores pra voce usar, depois pode usar os minutos restantes em outros pontos espalhados pela cidade. O servico deles eh otimo!! Eh a maior compania de NY, tem varios pontos que voce pode usar pela cidade!! Ahh, eles tem servicos de impressao tambem, vale a pena ;)
    Vou tentar achar o endereco dos pontos e posto aqui
    www.anywwwhere.com

    ResponderExcluir
  11. Eu já fui nesse anywwwhere internet do Burger King, foi um dos poucos lugares da cidade(ou o unico no caso) que tem computador disponivel pra acessar a internet que eu encontrei em NY!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Acabo de chegar de NY e suas dicas ajudaram demais.
    Gostaria de deixar uma dica sobre o uso da internet. Eu e meu marido acessavamos a rede todos os dias na biblioteca publica. É só apresentar o passaporte que vc poderá acessar por 15 ou 45 min, gratuitamente, e utilizando os computadores da propria biblioteca.Vale ressaltar que você tem direito a apenas um acesso diario.

    ResponderExcluir
  13. Estou com e-book nas mãos, mas não achei aquela dica sobre ir a outras cidades.
    Grata,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber como posso comprar NY PARA MÃOS DE VACA impresso, pois não consigo finalizar a compra do e-book, apesar de não me interessar este ,e sim , o impresso. Agradeço se alguém puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Debora.

    O guia impresso só pode ser adquirido através da lulu.com, como é explicado no link abaixo

    http://www.maosdevaca.com/2009/01/faq-perguntas-frequentes-sobre-nova.html

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou em NY neste exato momento. Não sei se alguém comentou anteriormente, mas o acesso a internet no Starbucks continua sendo de graça. É meio complexo, mas vou tentar explicar, primeiro vc tem que criar uma conta on line no site do starbucks e do At&t wi-fi. Depois vc tem que adquirir uma espécie de cartão de fidelidade do starbucks, com o valor mínimo de U$5,00, esse valor vc poderá gastar no café posteriormente. Ai é só registrar seu cartão na sua conta on line que vc tera o direito de usar 2 horas de internet por dia.
    vcs podem pedir ajuda para os baristas do starbucks, porém eles são muito apressados e não conseguem te ajudar direito hahaha
    Tentei ser o mais claro possível, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em NY, e hoje dia 20 de setembro estou em frente ao Starbuck da Rua 47 e estou usando a internete free.... sem gastar nada e nem mesmo tendo que entrar no café.... no MacDonald tambem é livre agora em 2015.



      Excluir
  17. Olá, estou em NY neste exato momento. Não sei se alguém comentou anteriormente, mas o acesso a internet no Starbucks continua sendo de graça. É meio complexo, mas vou tentar explicar, primeiro vc tem que criar uma conta on line no site do starbucks e do At&t wi-fi. Depois vc tem que adquirir uma espécie de cartão de fidelidade do starbucks, com o valor mínimo de U$5,00, esse valor vc poderá gastar no café posteriormente. Ai é só registrar seu cartão na sua conta on line que vc tera o direito de usar 2 horas de internet por dia.
    vcs podem pedir ajuda para os baristas do starbucks, porém eles são muito apressados e não conseguem te ajudar direito hahaha
    Tentei ser o mais claro possível, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostaria de comprar um chip de celular pré-pago com um pacote de dados para usar em NY durante os meus 15 dias de estadia, pois assim poderia estar consultando o Google Maps enquanto caminho pela cidade. Alguém já fez isso?

    ResponderExcluir
  19. Diogo,

    Um pouco atrasado mas... eu já fiz isso. Foi em Novembro-2009 durante a Maratona de NY ( inclusive eu corri com o celular e o google maps ligado pra minha esposa me ver via latitude ).
    Eu comprei um chip pré-pago da AT&T no Ebay, comprei uns cartões de crédito na BestBuy e ativeio-os pela Internet.
    Comprei dois tipos de cartão: voz e dados.
    Com os créditos de voz cheguei a ligar para o Brasil e o de dados ficava 24hs conectado no messenger ( via fring ) do celular.

    Dizem que a rede da AT&T não é muito boa mas pra mim ajudou bastante.

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2015... estou em NY e comprei um chips de voz, dados e internet livre por 47 dolares, valido para 30 dias, inclusive para ligação para o Brasil.... Valeu.

      Excluir
  20. Sobre a parte de ser ético ou não usar uma hotspot aberta, acho que não tem nada baver isso, pense bem, a pessoa deixou aberto porque quis ou por falta de informação, na dúvida você obviamente não sabe, então todos chegamos a conclusão que aquela pessoa não liga se você usar o hotspot dela, o pior que pode acontecer é ela estar checando as configurações do roteador e ver seu Mac Adress lá usando a net dele, ainda assim uma possibilidade remota porque estamos falando provavelmente de um iniciante. A única coisa anti ética seria roubar alguma informação do PC daquela pessoa, mas não estamos falando nisso. Então se ver um sinal desprotegido de senha, vá em frente sem preocupações.

    ResponderExcluir
  21. Gente...sempre vou na starbucks e acesso internet de graca...estou aqui desde fevereiro e nunca paguei nada...pelo menos na da 35th st e na da 8th Ave perto do Port Authority nunca me cobraram nada :D E olha que eu nem consumo nada...rs

    ResponderExcluir
  22. Acabei de voltar de NY onde passei 5 dias, e usei quase todos os dias o wifi da Starbucks de graça, sem ter que cadastrar nada, simplismente entrar e acessar, isso em várias lojas diferentes da rede, além disso em Times Square, no meio da rua mesmo, tinha wifi gratuito. Parebéns pelo Blog, quebrou um galhão.

    ResponderExcluir
  23. Este wi-fi gratuito na Times Square é uma mão na roda. Na verdade, hoje em dia são raras as praças e parques de NY que não tem algum tipo de cobertura de internet gratuita.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá.

    Comprei meu iphone4 em Londres, ele está com certeza desbloqueado pois usei também na Itália e Espanha e, agora, no Brasil.
    Estou indo no final do mês para NY passar 1 semana. Pelo que entendi dos posts anteriores no Starbucks, hotspots, Times Square e alguns outros pontos em NY consigo acessar o wi-fi, ainda que tenha que me cadastrar...Contudo, li em outros blogs, que é possivel comprar um prepaid na AT&T e ativar um pacote de dados (de forma que ficaria com a internet ligada full time). Mas alguém saberia como deve proceder exatamente? É seguro fazer isso em iphone? Basta somente ir na AT&T e adquirir esse chip e plano de dados? Preciso configurar a rede do meu iphone (aqui no Brasil a minha operadora é TIM)?? É assim tão simples? Ou será que seria mais fácil ir na Apple? Queria evitar ter que comprar um celular só por esse periodo, considerando ainda a gama de regiões com wi-fi, mas a lei de Murphy está sempre presente, né? :) Já queria chegar sabendo como devo proceder e me dirigir ao local correto. Será que alguém poderia me ajudar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Você não precisa se preocupar muito. Se você pode se conectar a wifi, há vários hotspots gratuitos por Nova York, em várias praças e parques, inclusive na Times Square.

    Não acredito que você precise comprar um celular por causa disto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Olá Henry. Obrigada. Entedi que tem vários pontos com wi-fi or toda NY, mas e aquela lei de Murphy? qdo eu realmente recisar da rede não vou encontrar "num piscar de olhos" certeza... Ou até mesmo para usar o google maps/gps.. por isso estou procurando por essa compra de prepaid. ai vi nesse site http://www.mrsimcard.com/iphone.html infinitas opções para comprar um chip com plano de dados.. mas não posso faze isso diretamente do Brasil, tenho que comprar qdo chegar a NY, mas onde posso encontrar???? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  27. Gente, é verdade que a loja da Apple da Quinta Avenida fica aberta todos os dias do ano, 24 horas por dia???
    Abçs, Verif.

    ResponderExcluir
  28. Para quem for a NY, lugares com wi fi gratis todos Mc Donalds, Todos Burguers Kings, Todos Starbuckx, Todos Malls e varias lojas na rua, so procurar com wifi que vc encontrara um bom sinal.

    ResponderExcluir