06 março 2007

A cidade para todos os bolsos

(foto por Henry Alfred: Times Square, à noite)

Em Nova York, uma pessoa pode gastar, no fim de um único dia, cinco ou cinco mil dólares, dependendo do que fizer e se sua renda permitir.
Como toda grande cidade, ela tem seus contrastes: os mendigos de Alphabet City e as dondocas da Quinta Avenida, o caixa do MacDonald's que faz 300 dólares por semana e o banqueiro da Park Avenue que ganha 300 dólares por minuto, as cadeias de fast-food que te alimentam por um dólar e os chiques restaurantes que, só de gorjeta, fazem com que você desenbolse cem dólares.
Existem aquelas pessoas que, quando empreendem uma viagem, podem se dar o luxo de frequentar os melhores lugares, comprar nas melhores lojas e visitar todas as principais atrações turísticas sem se preocupar com a fatura do cartão de crédito.

Porém, no Brasil, este tipo de pessoa é uma raridade.

A maioria dos que viajam está realizando sonhos da vida inteira, economizando às vezes por anos e, quando desembarca em seu destino, tem o dinheiro contado para seus poucos dias de turismo.
Este blog destina-se a estas pessoas, que não podem (ou não querem) pagar 40 dólares num macarrão ou U$ 50 para visitar um museu.
É possível sim se divertir, e bastante, em Nova York com pouco dinheiro; em alguns casos, sem gastar nada.

Antes de embarcar nesta viagem, é preciso ter uma noção de quanto se pode gastar por dia. Com 50 dólares dá para conhecer quase tudo; com 20, não se come mal e é possível visitar algumas das principais atrações turísticas; com 10 dólares (não é impossível!)! certamente será uma viagem recheada de passeios bem alternativos...

Nova York para Mãos-de-vaca desvendará alguns segredos desta incrível cidade, ensinando, passo-a-passo, como aproveitá-la sem voltar endividado para casa.



***


Importante: favor ler as Perguntas Frequentes - FAQ.

19 comentários:

  1. MUUUUUITO BOM ESTE BLOG, SE TUDO DER CERTO IREI PARA N.Y EM AGOSTO..AS DICAS OS COMENTÁRIOS POSTADOS SÃO ÓTIMOS...
    PARABÉNS..

    ResponderExcluir
  2. Henry, muito boas as dicas do teu blog. Certamente serão úteis para minha viagem em junho.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muitoo bom este blog..
    com ctz vai ser muito util quando eu voltar no comeco do ano..
    parabens..

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Henri, bacana demais o seu blog. Planejo ir para NY no ano q vem fazer um curso de 4 semanas. Terei café da manhã e jantar na casa onde vou ficar. Vc acha com $30 por dia eu me viro aí? Sou do tipo de viajante q curte andar a pé, e apenas curtir a cidade. Nada de luxos etc.
    abç

    ResponderExcluir
  5. Oi, Graziela.

    Se você não tiver a intenção de comprar roupas, eletrônicos ou qualquer outra coisa, acho que 30 dólares dá e sobra. Daí, quem sabe, no finalzinho da viagem, você pode juntar os trocos e comprar algo legal para você.
    Só fazendo uma estimativa.

    - 2 refeições no MacDonald's (almoço e jantar), 15 dólares;

    - Pizza, uns U$ 2,50;

    - Comida chinesa (com arroz, frango frito e batata-frita), uns U$ 4,50.

    Ou seja, você tem de ver onde comerá, já que este será seu maior gasto, de resto, aproveite para continuar lendo as dicas do blog e descobrir quais são as atrações turísticas de graça (ou quase).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Henry,

    Nao começo NY,vou passar o Natal c meu marido e gostaria de saber se da p comprar roupas de frio(agasalhos)qdo chegar.Qual a melhor programação ( sem gastar quase nda)p/ vespera de natal?,devo lembrar q n conheço ninguem e vamos ficar no hotel Pensilvania...
    Abraços,
    Miriam

    ResponderExcluir
  7. Depende do que você entende por "quase nada".

    Na Century 21 há ótimos (ótimos mesmo!) casacos de frio, mas na faixa de 50 a 150 dólares. O que é barato, se formos comparar com a marca mais utilizada aqui, a North Face, que fica na faixa de 300 ou 400 dólares.

    Porém, você pode arriscar e tentar encontrar algum casaco na Steve & Barry's, no Manhattan Mall, onde quase tudo custa 15 dólares. Você até pode encontrar algum casaco melhorzinho, mas a qualidade, em geral, deixa a desejar.

    Por menos do que isto, não sei se você encontrará.

    Abraços e tenha uma boa viagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá Henry!

    Primeiro preciso dizer que teu blog é maravilhoso... achei ele ontem no orkut e já estou apaixonada pelas dicas incríveis.

    Segundo, tenho uma dúvida: vou em fevereiro passar 3 semanas em NY, sendo duas para um estágio e uma para passear e já anotei todas as dicas. O que tenho dúvida é em relação ao dinheiro: travel-check... sei que é super aceito aí, mas como fica a conversão? Poderia me ajudar?

    Abraços, Roberta

    ResponderExcluir
  9. Prezado Henry:

    Fui recomendado por amigos a consultar teu Site e confesso, estou satisfeito e te parabenizo pelas Dicas.
    Minha filha, esposa e eu estaremos indo para NY na primeira semana de março de 2008 e já previamente reservamos acomodações no HOTEL CARTER na 43st, também por indicação de amigos, espero que tenha sido uma opção válida, depois te postarei avisando.
    Agora, com o intúito de melhor aproveitarmos a estadia dessa semana de março em NY, o que sugeriria para nós??Claro que com filha adolescente e esposa que curtem compras e passeio, penso em levá-las a lugares de compras boas e baratas(roupas, bolsas, perfumes, óculos entre outros prazeres femininos...hehe).
    Gostaria de saber também, se possível, dicas de ônibus/metrô. Dizem que em Sicaucus existem lojas bem baratas, é verdade??
    Bem, chega de pedidos, agradeceríamos muito se pudesse nos ajudar em algumas orientações durante nossa estadia em NY.Muito Obrigado e mais uma vez parabéns pelo Site.Abraços.Julio Cesar

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Julio.

    Bem, se tiver um perfil no Orkut, você pode se afiliar à nossa comunidade lá. Há muitos membros (além de mim mesmo) que poderão lhe ajudar.

    Abraços e o espero por lá.

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=42302787

    ResponderExcluir
  11. BHa... Tô indo pra NY e adorei as sugestas. Valeu, brother!!!

    ResponderExcluir
  12. Henri, olá! Acabei de comprar o seu guia, mas fiquei com algumas dúvidas. É possível esclarecê-las por aqui? Você disponibiliza algum outro meio de contato, (e-mail, msn, sinais de fumaça... rs).

    Muito obrigada!
    Raquel V. (kel@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Oi, Raquel.

    Se você quiser, pode me contatar no e-mail

    maosdevaca@hotmail.com

    Abraços e aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
  14. Esse blog é uma ótima opção pra quem quer dicas valiosas de NYC.

    Os temas, a linguagem abordada e a forma em que você escreve deixa a leitura muito mais prazerosa e interessante.

    Meus parabéns!! Nota mil.
    Sucesso pra você!! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, Blog interessantíssimo. Parabéns!!! Olha só... quero divulgar o guia de vcs no meu blog... Eu sou uma futura intercâmbista e tenho um blog mto frequentado por meninas q irão p lá brevemente e as q já estão por lá como Au Pairs e que sempre q podem visitam NY, gostaria q a imagem do guia fosse um link já p o site de compras. Entenda! Vou divulgar independente de qq coisa, mas aceito se vcs puderem retribuir generosamente com um exemplar do guia. rsrsrsrsrs Mas caso n seja possível, quero divulgar do mesmo jeito pq é mto útil p nós. Então, aguardo a autorização de vcs p fazê-lo.

    xoxo

    Maíra
    e-mail (maysilsant@gmail.com)
    blog (http://may-aupair.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. Ops! Usei o login errado. Meu login correto é esse. Meu nome é maíra e acabei de escreve p vcs com o login da Dale Carnegie Training, empresa p qual trabalho, pedindo autorização p divulgar o guia no meu blog. Aguardo resposta...

    abçs

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez no blog e já vi que vai ser meu guia oficial para a viagem dos mãos-de-vaca. Amei.

    ResponderExcluir
  18. oi henry , sera k me podes dar uma dica, olha eu keria ir pra NY mas pra trabalhar sera k e uma boa opçao isso

    ResponderExcluir
  19. to indo para NY em julho, da para eu viver com 200dolares por dia? vou ficar 12 dias

    ResponderExcluir